DICAS DE PAPÉIS 

Os papéis destinados para uso em off-set, dividem-se em vários grupos. Dentre eles podemos destacar:

• OFF-SET - (sem brilho, na cor branca)
Disponíveis nos pesos de 50 a 240 grs.
É linha de maior consumo na área gráfica, destinada aos três segmentos: Promocional, editorial e comercial.

• COUCHÊ - (com e sem brilho, na cor branca)
Disponíveis em pesos de 85 a 240 gramas.
Linha de grande consumo, destinada principalmentre ao segmento promocional. Ideal para folders, folhetos, e praticamente todas as peças publicitárias.
• CARTÕES (revestidos: 1 ou 2 lados)
Disponíveis em pesos de 250 a 400 gramas.
Papéis comumente conhecidos como duplex, triplex ou cartões, utilizados na área de embalagem.
• ESPECIAIS
Existe no mercado uma gama enorme de papéis especiais destinados à impressão off-set, dentre eles, vejamos alguns dos mais usados, normalmente disponíveis nos pesos de 85 a 350 gramas, conhecidos como:
• VERGÊ - Papéis com textura e uma enorme gama de cores (normalmente tons suaves de azul, verde, creme, etc.), muito utilizado para convites, receituários, envelopes, papel carta, etc.
• COLORIDOS na massa - Em cores suaves ou intensas, coloridos na própria massa do papel, destinado a serviços especiais como convites, pastas, projetos especiais, etc.
• SUPERBOND - Em cores suaves utilizado para blocos de notas fiscais, talões de pedido, ordens de serviço, etc.
• FLOR-POST - Papéis de cor (tons suaves) e em gramatura baixa (50grs), destinados a impressão de blocos, que exijam um elevado número de vias.
• AUTO-COPIATIVOS - Tem o mesmo destino do flor-post, com a grande vantagem de não necessitar de carbono para transferência de dados de uma via à outra.

 

Peso (gramatura)

Os papéis são identificados pela sua gramatura, variando normalmente de 50 a 350 gramas definindo o peso e volume final do impresso. A gramatura é fator preponderante na composição de custos do impresso, tanto na impressão, quanto na distribuição, principalmente quando via correio.
 
Formato
Um formato bem definido proporciona melhor aproveitamento do papel, evitando desperdício. Isto vale tanto para custos, como consciência ecológica. Porque desperdiçar sem necessidade. Antes de iniciar o projeto do seu impresso, consulte a Tabela de formatos, neste manual.
 
Cor
A cor do papel, seu grau de alvura e opacidade, determinam sua aplicação. Como as tintas off-set contém transparência, a cor pode sofrer alteração de acordo com o papel utilizado. Recomenda-se papéis com bom grau de alvura para reprodução de policromias. Papéis levemente amarelados e com alto grau de opacidade são indicados para livros (leitura), evitando o cansaço visual e a transparência de textos e figuras de uma página com relação ao verso desta.
 
Textura
Podemos considerar como textura, tanto o aspecto da superfície do papel (lisos, texturados, telados, calandrados, etc.), quanto ao seu grau de rigidez. Cada tipo de impresso, pode necessitar de uma textura diferente. A sua criatividade determinará o melhor tipo de papel.